Sardenha e Silícia são as duas maiores ilhas do Mediterrâneo e pertencem a Itália. Dentro de seu território, estão localizados dois enclaves: Vaticano e San Marino.
É um dos membros da União Europeia e tem atualmente o 8º maior PIB do mundo. Entre suas principais belezas estão o Coliseu (Roma), a Torre de Pisa (Pisa) e a charmosa região da Toscana. É conhecida por ser a terra das massas e por ter sido a base de um dos maiores impérios da história: o Império Romano.
Características Gerais
Capital: Roma;
Área: 301,3 mil km²;
Moeda: Euro;
População: 60,7 milhões de habitantes (2013);
Densidade Demográfica: 199,3 hab./km²;
PIB: 2,1 trilhões;
Idioma: Italiano.
Clima
O clima italiano, em geral, é mediterrâneo, com verões quentes e invernos amenos. Costuma variar bastante de região para região.
Lugares ao sul de Florença, onde o território italiano adentra o Mediterrâneo, a influência do mesmo é muito grande, principalmente nas regiões litorâneas, onde ocorre o clima mediterrâneo típico. No interior, os verões costumam ser mais secos.
Catedral de Milão. Por Jiuguang Wang – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11566236 |
A paisagem muda quando adentramos o norte do país, em regiões próximas aos Alpes, onde a influência mediterrânea diminui. Em cidades como Milão e Bolonha, por exemplo, costuma nevar no inverno. As temperaturas são baixas o ano inteiro.
Relevo
O relevo italiano é predominantemente montanhoso, tendo no monte Branco, com 4810 metros de altura, seu ponto culminante.
Monte Branco. Por Tinelot Wittermans – photo taken by Tinelot Wittermans (mother of Gerrit), CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1317 |
Os Apeninos são uma importante cadeia de montanhas que estende-se de norte a sul da Itália, sendo considerada a “espinha dorsal” da Península Itálica. A oeste, ela se transforma em uma vasta planície, onde estão localizadas cidades como Roma e Salerno. A leste, ele se estende de forma abrupta até o Mar Adriático.
Ao norte, está localizada a planície do Rio Pó, a maior e mais importante planície italiana.
Hidrografia
O mais importante rio da Itália é o Rio Pó, com 643 km de extensão, que nasce em Monviso e desemboca no Mar Adriático. Todos os rios da Itália, assim como o Pó, são curtos, devido ao seu território “comprido” e a posição geográfica das suas cadeias de montanhas.
Rio Pó. Por NordNordWest – Obra própria, usando:GTOPO-30 Elevation Data by USGS, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3806908 |
A rocha calcária do fundo do leito do Rio Pó e também o derretimento do gelo das montanhas, fazem as águas serem cristalinas, propiciando belas paisagens.
Vegetação
A Itália conta com uma das floras mais preservadas do mundo, sendo modelo internacional no assunto. Nas regiões mais próximas do sul e do centro do país, a vegetação é mediterrânea típica, com grande incidência de bosques de faias.
No norte do país e nas regiões mais altas, é comum as florestas temperadas, com espécies de pinheiros e abetos, além da típica vegetação de altitude. Outras espécies que encontramos em toda a Itália são os romãs, amendoeiras, algodão, árvores de cidra, oliveiras, entre outras.
obg mano ajudou mt muito mesmo tmj
obrigado
OBRIGADO VC ME AJUDO MUITO
Obrigado mas será que pode ter a fauna
Qual a rocha predominante em Italia?
muito obrigada mesmo me ajudaram muito