Bandeira da Comunidade Andina |
A Comunidade Andina (CAN) é um bloco econômico que engloba quatro país sul-americanos: Bolívia, Equador, Colômbia e Peru.
Foi criada com o acordo de Cartagena, sendo chamado primeiramente de Pacto Andino, contendo também como membro original o Chile, que afastou-se por conta das incompatibilidades econômicas com o grupo em 1976. A Venezuela foi outro país que fez parte da Comunidade Andina, saindo do bloco em 2006.
Dentre os principais objetivos da Comunidade, podemos destacar a promoção de um crescimento equilibrado entre os países membros, melhorar a qualidade de vida, aumentar o número de empregos e ainda promover a integração social dos países do bloco com o contexto latino-americano, visando assim a criação de um mercado comum.
Com status de união aduaneira, a sede do bloco fica localizada na cidade de Lima, no Peru, ainda contando com países associados, entre eles Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, além de membros observadores, como o Panamá e o México.
Ainda podemos notar importância no Parlamento Andino, com sede em Bogotá, na Colômbia, que tem como dever fazer uma representação da população nas decisões do bloco. Este parlamento é composto por cerca de cinco deputados de cada país.
Pingback: Uma outra América do Sul: Suriname, Guiana e Guiana Francesa - Geografia Opinativa