Distribuição da economia do Canadá. Clique na imagem para ampliar |
Por parte do setor primário, destaca-se o extrativismo mineral, tendo em vista que o território canadense é rico em ferro, urânio, carvão, chumbo, ouro, prata, níquel e zinco, entre outros tipos de minerais, destacando-se os dois últimos, onde o Canadá é um dos maiores produtores mundiais.
A agricultura é um pouco contida, devido as condições climáticas de boa parte do país. Porém, geralmente, elas empregam técnicas modernas e alta tecnologia. O trigo é a principal fonte de exportação do país. Em seu grande litoral, a pesca consegue também ter força, principalmente trutas e salmões. A pecuária alcança níveis expressivos em algumas províncias, principalmente do centro-oeste, como Alberta.
Outro tipo de extrativismo que é bem aproveitado pelo país é o extrativismo vegetal. A vegetação de bosques boreais (taiga, ou ainda florestas de coníferas) é bastante utilizada para a produção de papel e celulose, algo que gera campanhas de reflorestamento do governo para assim manter a matéria-prima de forma duradoura.
As principais cidades do pais, como Toronto e Montreal, concentram a maior parte do setor industrial do Canadá. Por conta da força destas áreas no setor primário, as principais industrias canadenses são: madeireiras, de papel, mineradoras, petroquímica, metalurgia, entre outras.
O Canadá também integra o NAFTA, um bloco econômico em que também participam México e EUA. Os estadunidenses são os principais parceiros comerciais do país, sendo que boa parte das exportações canadenses são destinadas aos vizinhos do sul.
Deixe um comentário