Setores da Economia: Primário, Secundário e Terciário

A economia pode ser dividida em três setores: Primário, Secundário e Terciário. Tal divisão é feita de acordo com o modo em que o trabalho econômico é feito, modo de produção, entre outros.

Lembrando que cada setor não tem nada a ver com o lucro obtido ou a renda extraída com ele, já que é comum vermos trabalhadores do setor primário terem riquezas maiores do terciário e vice-versa.

Setor primário

Neste setor, as atividades giram em torno da agricultura, pecuária e extrativismo. Dentro da economia de uma país, geralmente não tem muita força, porém, é importantíssimo. Nas nações desenvolvidas costuma ser mais mecanizado e render mais produção.

Sua importância concentra-se na produção de matéria-prima. Alguns exemplos deste setor são a pesca e a mineração.

Setor secundário

O setor secundário tem a ver com a indústria. Tem grande importância dentro de um país, já que transforma a matéria-prima em materiais para a exportação ou uso interno. Entre os meios de produção, a geração de energia e a construção civil também estão englobadas.

Setor terciário

O setor terciário é o chamado setor de serviços. Em geral, engloba todos os serviços, entre eles domésticas, professores, médicos, advogados, entre outros.

Está ligado a urbanização, já que é praticado geralmente nas cidades. Compreende a maior parte da população.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.