O subcontinente indiano é uma região localizada no sul da Ásia, englobando a Índia, Bangladesh, Nepal, Butão, Paquistão, a ilha do Sri Lanka e o arquipélago das Maldivas.
Ser considerado um subcontinente se dá pela fato do lugar ter uma placa tectônica diferente do restante da massa continental, sendo que esta área já foi por muito tempo uma região separada da Ásia segundo a teoria da Deriva Continental.
A origem de tal divisão se deu por uma espécie de evolução de uma área conhecida como Indostão, aliando-se a divisão geológica da área.
Atualmente, o subcontinente tem forma peninsular, com cerca de 3,2 milhões de quilômetros quadrados. Ao norte temos a grande Cordilheira do Himalaia é uma barreira natural do lugar com o restante do continente asiático.
Dentre os países, a Índia se destaca pela sua grande população e sua economia crescente, caracterizando-se como o país mais rico do subcontinente, porém os índices sociais são baixos, mostrando um grande abismo entre as classes. O Paquistão também é um país muito populoso, entre as maiores populações do mundo. Entre os outros países, temos como destaque também Bangladesh, apontada como uma nação com forte potencial econômico futuramente, porém hoje boa parte população ainda vive na pobreza.
Parabéns pelo texto. Sou estudante da UFSC de Engenharia Florestal e estou fazendo um trabalho sobre hotspots no subcontinente indiano, gostaria de uma ajuda para encontrar materiais e referências sobre o assunto. Grato