Veja abaixo uma lista de exercícios sobre o Estudo dos Solos (Pedologia). Para entender melhor o assunto, leia nossos artigos já publicados:
Estudo dos solos (I): Definição e elementos formadores
Estudo dos solos (II): Perfil e classificações básicas
Estudo dos solos (III): Classificação dos solos brasileiros
Estudo dos solos (IV): Consequências do uso indevido do solo
Estudo dos solos (V): Técnicas para conservação do solo
1 – (ENEM 2011/MEC)
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Nacional, 2009 (adaptado).
formação do solo. A interpretação dos dados mostra que a água é um dos
importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas
A) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
B) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
C) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
D) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas.
E) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.
2 – (FAMECA-SP/2011)
O texto trata de um dos principais problemas ambientais do mundo contemporâneo:
A) A redução da biodiversidade.
B) A lixiviação.
C) A desertificação.
D) A poluição dos rios.
E) O fenômeno El Niño
3 – (UNICAMP/2012) Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:
A) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.
B) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.
C) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos de rocha não alterados.
D) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.
4 – (UFRGS/2006) Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. Nas áreas de declividade acentuada, os solos são mais ____________ porque a ___________ velocidade de escoamento das águas ____________ a infiltração; assim, a água fica pouco tempo em contato com as rochas, ____________ a intensidade do intemperismo.
A) profundos – alta – aumenta – diminuindo
B) rasos – alta – aumenta – aumentando
C) profundos – baixa – diminui – diminuindo
D) rasos – alta – diminui – diminuindo
E) profundos – baixa – aumenta – aumentando
5 – (UFSM-RS) O solo pode ser formado pela decomposição e/ou desagregação de rochas a partir do intemperismo. Então, pode-se afirmar que
I. nas regiões de clima semiárido onde as chuvas são escassas, predomina o intemperismo físico na formação dos solos; nesse caso, os solos são rasos.
II. os solos pedregosos se formam devido à intensa decomposição das rochas, gerada pelos altos índices pluviométricos.
III. nas regiões de climas tropicais as chuvas exercem papel decisivo na formação dos solos, o intemperismo químico atua com maior intensidade na decomposição das rochas.
IV. as fortes chuvas, existentes nas regiões de clima equatorial, favorecem o desenvolvimento de solos ricos e profundos, como o da Floresta Amazônica.
Estão CORRETAS
A) apenas I e II.
B) apenas I e III.
C) apenas II e III.
D) apenas III e IV.
E) apenas I, II e IV.
6 – (UEM-PR–2009) Sobre os solos, transformações e impactos produzidos pelas atividades humanas, é CORRETO afirmar que
01. o solo se forma sob a ação conjugada de diversos fatores como rocha, clima, organismos, relevo e tempo.
02. na formação do solo a ação de processos físicos, químicos e biológicos não é uniforme ao longo do perfil, distinguindo-se diferentes horizontes.
04. a perda de solos por erosão é um dos mais graves problemas ambientais e o que afeta as maiores
extensões de terras agricultáveis. O desmatamento, na zona tropical, é apontado como o principal responsável por esse problema.
08. nas áreas desmatadas com o aumento da infiltração da água no solo, facilitada pela ausência da cobertura, o volume do escoamento superficial é reduzido, mas atua com grande impacto produzindo sulcos e ravinas.
16. as voçorocas são formas erosivas que podem atingir vários metros de profundidade e de largura e centenas de metros de extensão. Podem evoluir a partir de pequenos sulcos, inviabilizando o uso agrícola nas áreas onde ocorrem.
SOMA: ____
7 – (PUC RIO)
O aumento significativo da produção de alimentos é o resultado da modernização do campo e da introdução de novas técnicas agrícolas, principalmente no mundo desenvolvido onde é maior o nível de capitalização e onde são utilizadas as mais avançadas tecnologias. No entanto, essa revolução vem provocando uma série de impactos ambientais em ecossistemas agrícolas.
Entre as explicações para esses impactos ambientais, temos:
1. O plantio de uma única espécie, em grandes extensões de terra, causa desequilíbrios nas cadeias alimentares preexistentes, favorecendo a proliferação de pragas.
2. Os cortes feitos nas encostas das montanhas, para a formação de degraus, nos quais são feitos cultivos, provocam um revolvimento dos solos, o que facilita o transporte dos nutrientes pelas águas das chuvas.
3. A maciça utilização de agrotóxicos provoca a proliferação de linhagens resistentes, forçando o uso de pesticidas cada vez mais potentes, o que causa danos tanto aos trabalhadores que os manuseiam quanto aos consumidores de alimentos contaminados.
4. A utilização indiscriminada de agrotóxicos acelera a contaminação do solo e seu empobrecimento, ao impedir a proliferação de micro-organismos fundamentais para sua fertilidade.
Estão CORRETAS as afirmativas
A) 1 e 2.
B) 1 e 3.
C) 1, 2 e 3.
D) 1, 3 e 4.
E) 1, 2, 3 e 4.
8 – (UFMG/2007) Analise esta sequência de figuras, em que está representada a formação do solo ao longo do tempo geológico, sabendo que as divisões que aparecem em cada figura e na legenda representam as etapas dessa evolução:
SCHAETZL, R. J.; ANDERSON, S. Soil: Genesis and geomorphology. Cambridge: University Press, 2005. p. 396.
A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que essa sequência de figuras sugere que
A) a evolução e o aumento da espessura do solo estão condicionados à escala do tempo geológico.
B) o crescimento aéreo e subterrâneo da vegetação é inversamente proporcional ao desenvolvimento do solo.
C) o desenvolvimento do solo, ao longo do tempo, resulta na sua diferenciação em horizontes.
D) o material inorgânico presente no solo resulta de alterações ocorridas na rocha.
GABARITO:
1 – E
2 – C
3 – C
4 – D
5 – B
6 – 23
7 – D
8 – B
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