Neste final de semana, cerca de 8,5 milhões de estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com o objetivo de conseguir, no início do ano que vem, a tão sonhada vaga em uma universidade, através de programas como o Sisu e o Prouni. Porém, o desafio não será fácil: são 180 questões objetivas, divididas em dois dias de prova, além da redação.
Logo no primeiro dia, será realizada a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, que envolve conhecimentos das disciplinas História, Filosofia, Sociologia e, é claro, Geografia. Veja abaixo algumas dicas interessantes para fazer uma boa prova.
Leia com calma
A prova de Ciências Humanas apresenta muitos textos, embora em menor número em relação a prova de Linguagens, realizada no segundo dia. Por isso, é interessante o aluno ter calma e tomar cuidado para não “pular” palavras, o que é comum em momentos de nervosismo. Geralmente, os textos apresentam informações úteis, porém entender a ideia central é mais importante.
Veja:
É imprescindível para o aluno ter uma noção de mapa. É necessário saber, por exemplo, onde fica o estado de Santa Catarina no mapa do Brasil ou a Índia no mapa-múndi. Inclusive, no Enem do ano passado, caiu uma questão que exigia este tipo de conhecimento.
Note que não há qualquer indicação de quais são os países ressaltados em tom escuro, a não ser sua localização. A questão, logo, exige que o aluno saiba quais são estas nações e saiba que existe um elo entre elas: todas fazem parte do grupo conhecido como BRICS. A análise de mapas é fundamental para o Enem.
É importante saber analisar gráficos
Além dos mapas, a prova de Ciências Humanas cobra que o aluno saiba analisar gráficos. Questões envolvendo Geografia Populacional costumam cobrar muito estes conhecimentos.
A questão acima caiu no Enem de 2014. Observe que, para sua resolução, é necessária uma simples interpretação de um gráfico. Observando a diminuição da taxa de fecundidade no Brasil de 1940 até 2010, pode-se concluir, facilmente, que a sua consequência é a redução do crescimento vegetativo.
Saiba usar seu tempo
Evite ficar “estacionado” em uma questão. Se perceber que ela está difícil demais, pule para próxima. No final da prova, retorne a todas as questões que deixou para trás e, caso não reste tempo, chute. Lembre-se que a prova do Enem é corrigida pelo método TRI, acertar muitas questões difíceis e errar as fáceis fará você ganhar poucos pontos. Por isso, quando se deparar com uma questão muito difícil, lembre-se que ela será menos útil para sua nota que outra fácil que você conseguiu acertar.
Mas vá com calma, de nada adiantará chegar no fim da prova deixando metade das questões para trás.
Uma pausa para ir ao banheiro, por favor
Se estiver em um bom ritmo, peça para ir ao banheiro após terminar uma das provas, mesmo sem vontade. Levantar e andar um pouco vai fazer você voltar melhor e te dará calma para continuar. Neste ponto, pedir para ir ao banheiro é melhor que parar para comer.
Ciências Humanas na redação
Uma das exigências na redação do Enem é que o aluno demonstre domínio de outras áreas do conhecimento. Quando for fazer sua redação, já no segundo dia, não tenha medo de usar argumentos históricos, por exemplo. A geografia, por analisar questões de caráter social, como a urbanização desregulada ou a destruição de biomas brasileiros, apresenta-se como uma ótima opção para uma boa argumentação.
O tema do ano passado, por exemplo, “Publicidade Infantil”, poderia facilmente ser relacionado com o fenômeno de globalização, um “prato cheio” para quem curte geografia.
——————————————
Enfim, estas são algumas dicas interessantes que o Geografia Opinativa separou para os estudantes que prestarão o Enem este fim de semana. Lembre-se de estar confiante e calmo no dia da prova, isto será fundamental para seu bom desempenho.
Boa sorte!
Deixe um comentário