Assim como a décadas passadas houve um crescimento acelerado em países da Ásia, que acabaram ficando conhecidos como “Tigres Asiáticos”, atualmente, existe um aflorar da economia de um lugar que era considerado adormecido, a África.
Então formou-se um grupo de países considerados os “Leões Africanos”, que apresentam um crescimento econômico invejável as nações emergentes, onde até mesmo o PIB (Produto Interno Bruto) teve uma longa esticada nos último anos.
Houve um tempo, inclusive, que o PIB de todos os países africanos somados rendia apenas 4% do Produto Interno Bruto mundial. O crescimento ostentado pela África é maior que o da América Latina, Europa e Estados Unidos, tanto no PIB, tanto na paridade do poder de compra.
Ao total, oito países são considerados “Leões Africanos”, são eles: Argélia, Botsuana, Egito, Líbia, Ilhas Maurício, Marrocos e África do Sul.
O continente sofre hoje com algo inverso do que acontecia a anos atrás, a África tem chamado a atenção do mundo, propiciando assim tal crescimento, parecido como o que ocorreu a décadas atrás na Ásia.
Pingback: Economia do continente africano - Geografia Opinativa