Diversos fatores podem definir o clima de uma região, que vão desde a localização geográfica a fatores climatológicos. Entre eles, podemos destacar:
LATITUDE – Talvez este seja o fator primordial para a definição do clima de um lugar. Quanto mais próximo da linha do Equador, em tese, mais quente o clima seria. Isto ocorre por causa a incidência no sol próximo a esta linha, já que os raios da estrela batem com mais força nestas regiões.
MARITIMIDADE E CONTINENTALIDADE – Por conta da maior facilidade de retenção de calor pelo oceano, as regiões que sofrem com a maritimidade convivem com uma amplitude térmica (variação de temperatura) menor que as que sofrem com a continentalidade. Saiba mais sobre estes fatores clicando aqui.
ALTITUDE – A altitude do terreno é fator crucial para a temperatura. Quando o lugar localiza-se em grandes altitudes, as temperaturas são mais baixas por conta do ar, mais rarefeito, que diminue a sua capacidade de retenção de calor.
CORRENTES MARÍTIMAS – Geralmente as águas dos mares também são fatores que influenciam na temperatura. Como exemplo, a Islândia, uma ilha gelada localizada próxima dos polos tem suas temperaturas um pouco mais amenas por conta das correntes marítimas quentes vindas da América do Norte.
MASSAS DE AR – As massas de ar carregam ventos frios ou quentes de um lugar para outro, sendo assim, modificam a temperatura. São muito comuns, já que é normal termos notícias nas mídias que temperaturas em tal lugar são derrubadas por conta de uma “frente fria”.
Deixe um comentário