De onde vem o brilho da lua?

A lua e seus “mistérios enigmáticos” sempre serviram como plano de fundo para muitas cartas de amor, filmes melosos e poesias dramáticas… Quem nunca se deparou com uma história contando sobre a beleza deste satélite natural? Ou quem nunca se pegou cantarolando “Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu”? Epa! Pera aí? Se a lua é um satélite natural, como que “ela brilha lá no céu”, já que não tem luz própria?

Começamos essa matéria de forma descontraída, claro que aqui não iremos discutir se tal música é ou não coerente, mas podemos perceber o equívoco que nós cometemos no nosso dia-a-dia.

Logo, sendo a lua um satélite natural, não é capaz que ter luz própria. Porém, sabemos que nosso universo traz uma grande estrela: o sol. Esta é a resposta, já que a lua funciona no espaço como um “espelho” de luz, sendo assim, o que vemos nas noites é apenas a luz solar, que em contato com a superfície da lua, reflete seu brilho para Terra.

Entenda mais:

Como a Lua foi formada?

As fases da lua

Em termos mais astronômicos, qualquer coisa que está no espaço, tendo uma temperatura acima do zero absoluto (cerca de -273,15° Celsius, são os corpos negros, que retém toda radiação) reproduz a irradiação do sol, inclusive o nosso planeta.

As fases da lua, por exemplo, dependem da posição do sol, já que a parte que nós vemos do satélite nada mais é que a parte do território lunar que está sendo iluminado.

Então, agora já sabe que o que você vê na noite trata-se não do brilho da lua, e sim do brilho do sol refletido nela.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

18 Comments

  1. best essay writing service Reply

    Your article is very nice thank you for share this information. Its very useful for all peoples there are all possibilities to provide for this blog. I am a writer working with best essay writing service it will give us the best choice of writing service for your academic life.

  2. Carlos Eduardo da Silva Reply

    Duas perguntas:
    1) Se a lua reflete a luz do sol, por que não vemos os raios do sol chegando nela e refletindo depois?
    2) Se a lua reflete a luz do sol, por que de dia vemos a metade dela? Sendo que nesse momento é óbvio sua incidência?

    1. Edimilson Reply

      2) por que a luz do sol está pegando só a metade da lua ainda, a outra parte que não está luminada está atrás da luz do sol entre os dois. Aí nós aqui na terra vemos a metade luminada e a outra não, por que nós estamos como se fosse vendo em direção ao meio da lua entre metade luminada e a outra metade escura.

  3. luiz mello Reply

    Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,
    e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim foi.
    Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.
    Gênesis 1:14-16
    se você acredita nessa palavra vera que a lua não precisa da luz do sol para brilhar

    1. Juarez Pereira Reply

      É 00:00 no rio d janeiro e 12:00 em tokio, e a lua esta cheia bem acima de mim, alguém pode me explicar!? Nao tem lógica. ..

    2. Rosival Paiva de luna Reply

      O Deus que fez o Universo e o mesmo Deus da Ciência verdadeira. Como pode a Criação contradizer o Criador ou vice verso?. A falsa Ciência(evolucionismo e outras coisas)foi quem baguncou tudo , querendo dizer com isto, que Deus errou e se contradiz.

    3. Edinaldo Gomes dos Santos Reply

      Complicado difícil de entender o certo a religião diz uma coisa a ciência outra. Mas porque a lua brilha com o sol

  4. Alvarogeo Reply

    Lá em Tokio é lua nova as 12h porque ela está em uma translação orbital próxima ao nosso continente , assim recebi mais luz e fica todo iluminada. A medida que a nossa vista ela sai de nossa órbita vemos apenas parte de seu brilho, acho que écha refração, ela vai minguando, até nao a vermos mais, lua nova!

  5. Antonio Roberto Malfatti Reply

    Não comento a fundo o assunto Lua porque não sou astrônomo, mas acho bem interessante a resposta: ” já que a lua funciona no espaço como um “espelho” de luz, sendo assim, o que vemos nas noites é apenas a luz solar, que em contato com a superfície da lua, reflete seu brilho para Terra.”
    O que me trouxe para este site, foi esta matéria: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/astronomos-usam-a-lua-como-espelho-para-estudar-atmosfera-da-terra/104786

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.