Primeira, segunda e terceira revolução industrial

O nosso mundo está em constante evolução. Na história da humanidade, tivemos inúmeros avanços durante milhões de anos, porém, quando relacionamos a indústria, podemos destacar três momentos históricos, conhecidos como a primeira, segunda e terceira revolução industrial, que foram marcantes, trazendo transformações na vida da época de forma mais impactante do que as atividades humanas do passado.

Primeira Revolução Industrial

Esta primeira mudança impactante no modo de trabalho do homem ocorreu em meados do séc. XVIII, na Inglaterra. Era o surgimento das indústrias, que sobrepunham o então trabalho de manufatura.

Nesta época, a vida da população transformou-se totalmente, deixando a vida mais parada do interior para um processo de rápida entrada no capitalismo: a partir de agora as famílias se adaptariam a esse frenético ritmo, trabalhando por mais de 12 horas por dia nas indústrias, em condições precárias e morando em lugares sujos e apertados.

Nesta revolução, começou-se um processo de fabricação de produtos de forma mais rápida e, com isso, um consumo maior e um comércio mais forte. Também nesta época tivemos um grande crescimento nas cidades. Logo a revolução espalhou-se para outros países europeus, atingindo também os EUA e o Japão. Máquinas eram movidas à vapor, influenciando muito no sistema de transportes. A indústria têxtil foi o principal setor desta primeira revolução.

Segunda Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial impulsionou a indústria, de forma que propiciou um grande crescimento nas cidades, como explicado acima. Porém, o anseio de crescimento e de criação de novas formas de facilitar a vida humana não parou por aí. Foi em meados de 1870 que surgiu a Segunda Revolução Industrial, também conhecida como segunda etapa da que ocorreu séculos antes.

Dentre os avanços desta época, podemos destacar a energia elétrica, o motor à explosão, o aprimoramento de meios de comunicação com o surgimento de telégrafo e a metalurgia.

Essas técnicas deram ainda mais flexibilidade para as indústrias, alçando ainda mais lucros.

Terceira Revolução Industrial

Também chamada de Revolução Tecnocientífica, esta fase da Revolução Industrial iniciou-se no século XX e tem como principal característica e evolução da informática.

Esta revolução também trouxe mudança na vida das pessoas, agora o mundo iniciaria a era da integração e também da globalização.

Além da informática, o desenvolvimento tecnológico da indústrias, principalmente da automobilística, a robótica, a biotecnologia, a indústria espacial, a genética, entre outros campos tiveram grande evolução na Terceira Revolução Industrial.

Assista o vídeo que fizemos sobre o assunto:

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

One Ping

  1. Pingback: Quais serão as competências do Futuro? | Matera

5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.