Lei da oferta e da procura

A oferta e a procura (demanda) são basicamente o que moldam os preços dos produtos.

Vamos imaginar um cenário real. Uma cidade rural isolada, que conta com apenas um pequeno armazém e uma única fazenda destinada a produção de leite.

Nesta cidade, em certa época do ano, a produção de leite começa a cair por conta de uma estiagem. Sendo assim, o armazém começa a receber remessas menores do produto. Como resultado, o preço do leite tende a aumentar, já que a oferta (produtos disponíveis) tornou-se menor que a demanda (o que seria comprado pelos consumidores).

Após a estiagem, a produção sofre um grande impulso, fazendo as remessas de leite triplicarem para o armazém. Nisto, a oferta aumenta muito rapidamente, ficando maior que a demanda, neste caso, o preço do leite seria abaixado para manter o equilíbrio do mercado.

Neste exemplo acima, você pode notar, em seu cenário mais básico, como funciona a Lei da Oferta e da Procura. Porém, a demanda e a oferta interferem o preço em cenários diferentes a estes. Um exemplo são em datas festivas, quando a demanda aumenta significavelmente sobre a oferta, o que encarece os preços.

Share

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.