O Aquífero de Ogallala é um dos maiores e mais importantes mananciais da América. Ele cobre cerca de 450 mil quilômetros quadrados de extensão, atravessando vários estados americanos, como Dakota do Sul, Nebraska, Wyoming, Colorado, Kansas, Oklahoma, Texas e Novo México. Está localizado sob as Grande Planícies americanas.
É considerado um aquífero pouco profundo, de grande importância para a região, já que localiza-se em uma área desértica.
Porém nas últimas décadas, um problema que vem aumentando é a utilização dos recursos hídricos do aquífero para a irrigação. A técnica de aspersão, utilizada pelo cultivo de plantas ao decorrer do deserto do Colorado, retira água do subsolo, jogando-a em forma de jatos no ar, criando uma espécie de cortina úmida, o que facilita a absorvição da água pelos vegetais.
Porém, aliado as altas temperaturas do lugar, boa parte da água é desperdiçada, subindo a atmosfera e indo para outro local, já que as chuvas costumam ser escassas e o reabastecimento do aquífero quase nunca ocorre.
Iniciativas para sanar a perda de volume de água no Ogallala já foram tomadas, desde 2010 há um amplo programa para a preservação do recurso, porém a diminuição anual da quantidade de água do lugar vem diminuindo a cada ano.
O que está ocorrendo ali perto, na Cidade do México, serve como exemplo para evitar o mais rápido possível a grande perda de volume de água do Aquífero de Ogallala. A cidade está afundando, já que o manancial que abastece a cidade está ficando vazio, fazendo a terra que há por cima dele afundar, levando junto a cidade e todas as suas construções.
Deixe um comentário