Características gerais
Capital: Wellington;
Área: 629 mil km²;
Moeda: Dólar da Nova Zelândia;
População: 4,4 milhões de habitantes (2011);
Densidade Demográfica: 16,5 hab./km²;
PIB: 201 bilhões;
Idioma: Inglês e Maori.
Clima
O clima da Nova Zelândia pode ser definido como temperado oceânico, classificado como Cfb (clima temperado úmido com verão temperado) na classificação climática de Koppen-Geiger. Sua temperatura média durante o ano varia entre 0 e 20 graus, dependendo da região do país.
As maiores temperaturas são encontradas na Ilha Norte, de Hamilton até Kaitaia, passando pela maior cidade do país, Auckland. Nesta região, o clima se aproxima do subtropical e os verões costumam ser mais secos que os invernos.
Os termômetros passam a fazer uma média inferior a 10ºC nas elevações vulcânicas do centro da Ilha Norte e na maior parte da Ilha Sul. Nesta última região, condições climáticas alpinas, inclusive com a incidência de neve, são comuns. As chuvas ocorrem em maior proporção no inverno que no verão.
Os maiores índices de pluviosidade do país são registrados no oeste da Ilha Sul, enquanto que a região mais seca é a parte leste da mesma ilha, visto que uma cadeia de montanhas no sentido norte-sul – os Alpes do Sul – impede a passagem dos ventos úmidos do mar.
A Ilha Norte apresenta uma amplitude menor, com a região central – também mais fria – sendo mais úmida que o entorno.
Relevo
A Nova Zelândia apresenta altitudes que vão de 0 até os 3.700 metros do Monte Cook/Aoraki, que faz parte dos Alpes do Sul, importante cadeia de montanhas que corta o país no sentido norte-sul e ocupa boa parte da Ilha Sul.
Associada à cordilheira, temos um sistema de geleiras e lagos nivais que formam, na face oriental da Ilha Sul, uma extensa planície aluvial, conhecida como Canterbury Plains, contrastando fortemente com a face escarpada da região de Westland, à oeste.
Os Alpes seguem em sentido sul, onde encontramos belas paisagens de complicado acesso, se limitando a leste com o planalto de Otago.
Na Ilha Norte, destaca-se na paisagem uma grande elevação de origem vulcânica. É nesta região onde localiza-se o maior lago do país, o Lago Taupo, formado a partir de uma cratera vulcânica. Em sentido leste, encontram-se solos férteis, muito importantes para a atividade agrícola.
Vegetação
O isolamento do país determinou a origem de espécies peculiares. Entre elas, podemos citar o kiwi e a samambaia Cyathea dealbata.
Esta última planta é endêmica, ou seja, só pode ser encontrada no país, e é considerada símbolo nacional, sendo utilizada nos escudos das seleções de rugby e de futebol neo-zelandesas, por exemplo.
Em geral, podemos encontrar na Nova Zelândia um predomínio de uma floresta mista e perene.
Hidrografia
A Nova Zelândia apresenta uma rede hidrográfica associada com o sistema de lagos das montanhas, sendo comum rios apresentarem integração a montante ou a jusante com estes.
A maior parte dos rios neo-zelandeses são de planalto, sendo, portanto, de difícil de navegação, mas úteis para geração de energia elétrica. O maior rio do país é o Waikato, que nasce no lago Taupo, localizado na Ilha Norte.
mui9tobom ajudou mt vlklllw
Muito bacana as informações!
Muito bom e bem organizado!