Os conceitos de Agrícola e de Agrário causam costumeiramente confusões para aqueles que têm pouco contato com os temas da Geografia dos espaços rurais. Estes conceitos se referem a processos diferentes que ocorrem geralmente concomitantemente sobre um mesmo espaço.
Vejamos a definição trazida para ambos no dicionário Michaelis:
Agrário (agro+ário) adj Que pertence ou se refere ao campo; rural.
Agrícola (lat agricultore) adj Que trabalha na agricultura; agrícola.
Nada de muito esclarecedor, certo?
Nos estudos de Geografia, todavia, esta diferenciação é mais clara.
Agrícola é aquilo que se refere às técnicas, aos agentes e à produção. Se insere no escopo daquilo que é agrícola, por exemplo, discussões sobre a pauta de importação e exportação de produtos provenientes da agricultura ou sobre as técnicas de uso do solo.
Já o Agrário é aquilo que se refere à terra de cultivo. São discussões daquilo que é agrário, por exemplo, a estrutura fundiária brasileira ou a reforma agrária.
Simplificadamente, o agrário trata da divisão das terras, enquanto que o agrícola trata da produção sobre ela.

Embora sejam conceitos próximos, agrário e agrícola se diferenciam conforme aos processos em que dizem respeito. Foto: The Digital Artist/Pixabay (https://pixabay.com/pt/rural-colheita-agricultura-fazenda-2326787/>
Muito se fala, por exemplo, na Questão Agrária brasileira. Ela diz respeito especialmente à divisão das terras no campo brasileiro. Já quanto falamos em Questão Agrícola brasileira, estamos falando na produtividade, no volume de produção e nas tecnologia no campo.
Muito bom o conteúdo!
Sim! Eu queria saber o que e monocultura
Obrigada!
Monocultura é quando tem apenas uma produção agricula sendo plantada, no qual muitas vezes esta ligada a monopolização do espaço. Por exemplo, sua cidade planta apenas cana-de-açucar, então ela tem apenas uma monocultura. Quando existe mais de uma produção, ou seja, quando tiver por exemplo cana e cacau na mesma cidade.