Ao contrário do que muitos pensam, nosso planeta não é um círculo perfeito que vemos nos globos terrestres na escola, ele tem várias imperfeições, e são elas que chamamos de relevo. Exitem cinco principais tipos: planície, planalto, depressão, montanha, e chapada.
Planície
São áreas pouco acidentadas e planas que ficam geralmente no mesmo nível do mar. São consideradas mais recentes se comparadas com outros tipos de relevo. Um exemplo de planície é o pantanal, localizado na região centro-oeste do Brasil.
Planalto
O planalto é caracterizado pela maior altitude em relação as planícies, o solo também é bem uniforme, são separadas do restante do relevo geralmente por grandes escarpas, que são uma espécie de “paredes” íngremes, mais isto não é uma regra. Um exemplo no nosso país é o Planalto Central. Brasília, por exemplo, está localizada neste tipo de relevo.
Depressão
Popularmente chamadas de vales, as depressões são áreas que localizam-se no meio de duas elevações. Existem dois tipos, a depressão relativa e absoluta. A primeira é quando uma região, se comparada com regiões vizinhas, tem altitude inferior, porém ainda assim acima do nível do mar, enquanto na depressão absoluta, estas áreas ficam abaixo deste nível. Um exemplo de depressão no nosso país é o chamado “Alto Vale do Itajaí”, em Santa Catarina.
Montanhas
Não temos exemplo de montanhas no Brasil, elas são formadas basicamente de choques de placas tectônicas a milhões de anos atrás. São terrenos pouco uniformes e tem muita altitude. Um exemplo conhecido de montanha é o Himalaia, no Nepal. Na América do Sul destaca-se o Monte Aconcágua, na Argentina.
Chapadas
Chapadas são áreas planas localizadas em altitudes maiores se comparadas com as planícies, suas bordas são íngremes e geralmente retas, assemelhando-se ao formato de uma mesa. A Chapada Diamantina,na Bahia, é um bom exemplo em território brasileiro.
Cara. Seu trabalho é admirável. Parabéns.
Muito obrigado. São comentários assim que incentivam qualquer blogueiro de educação.
Site de dar inveja
Olá, Fernando. Um adendo: a Chapada Diamantina fica na Bahia, e não em Minhas Gerais, como mencionado no post.
Olá. Corrigido! 😉
Seu site é ótimo, tem me ajudado MUUUUUITO!!!
Esse site é perfeito, Deus do céu!! Continue sempre, porque talento é algo raro de encontrar e você tem de sobra.
Sou graduando em Geografia licenciatura, seu site me ajudou em algumas informações, obrigado.